Back to All Events

Alimentação Ayur Veggie para Crianças

  • Quintal Bioshop 177 Rua do Rosário Porto, Porto, 4050-124 Portugal (map)

Alimentação Ayur Veggie na criança

  • da gestação à adolescência

Nesta palestra, abordaremos a alimentação vegetariana infantil do ponto de vista Ayurvédico e terapêutico salientando a correcta nutrição desde o momento da gestação até à adolescência. Tendo em conta dosha prakruti (biótipo original) tentaremos entender a forma de o preservar minorizando os efeitos de vikruti (desequilibrio) causados por uma conduta desfavoravel à nossa constituição de génese. A linguagem utilizada será simples e ao alcance de todos os que desejam entender um pouco mais sobre a alimentação sobre a perspectiva Ayurvédica trazendo à consciência a sua inerente característica de promoção de bem estar, equilíbrio e saúde nas várias fases da nossa vida.

in Blog Yoga Life "A palestra sobre modos de nutrição segundo Yoga e Ayurveda, trará uma abrangente abordagem à ciência da realização e da forma como conjugando estas duas ciências, Ayurveda - ciência cosmológica baseada na observação externa e na afinidade com o nosso universo interior, e Yoga - ciência de realização interna e que depende da correcta utilização deste corpo que nos suporta existencialmente, e que no entanto não nos define conseguimos expressar a totalidade existêncial e expressá-la durante este parco tempo de vida."

Como o olhar de Ayurveda é cosmológico, esta conjugação elementar está presente em cada singular criação, desde uma folha a uma pedra ou a um animal. Desta forma, cada alimento traz em sim uma conjugação de elementos que nos permite encontrar uma afinidade doshica entre esse e o nosso corpo ou as nossas necessidades intrínsecas, a cada instante. Assim a alimentação torna-se fundamental para cada um de nós em cada uma das fases da nossa vida. E porquê um workshop de Alimentação Ayurvédica Vegetariana para Crianças? Como foi dito anteriormente, desde o momento do nosso nascimento, somos bombardeados por estímulos externos que modificam aos poucos a nossa constituição de génese, e a ausência de consciência sobre a nossa constituição elementar faz com que ao longo do tempo fiquemos cada vez mais afastados e susceptíveis à somatização de desequilíbrios. Assim, uma correcta consciência sobre aquilo que somos, desde o momento do nosso nascimento pode minimizar efeitos nocivos destas exposições a situações que podem contrariar a nossa natureza. Eu como mãe, e reconhecendo este instinto como algo universal a todos os pais, tenho a vontade de fazer o máximo que consiga não só pela minha realização pessoal mas também pelo encaminhamento à realização da minha prole. A forma mais fácil de o fazer é ter consciência das suas características de génese - Prakruti- e tentar manter o seu equilíbrio durante todas as fases das suas vidas sobre as quais eu exerço responsabilidade - gestação, nascimento, primeiros anos, infância e adolescência.. "


Luzia, praticante de yoga desde a adolescência e professora de Yoga há mais de 15 anos, passa pela Rede de Rose, Swatantrya Yoga de Edson Moreira, Hatha Yoga com Carlos Urrutia e vários workshops formativos com professores estrangeiros. É no entanto com Daniel Beça, seu companheiro que encontra o seu professor de eleição, seguindo agora os seus ensinamentos, ligados a Advaita vedanta e Hatha Yoga. Paralelamente a este percurso, que é o seu modo de vida, e após a passagem pela medicina tradicional Chinesa e algumas terapias energéticas, e ainda, com o seu background em Engenharia do ambiente, onde desenvolveu trabalho nas áreas da alimentação transgénica -conjuntamente com a plataforma Transgénicos fora do Prato - e na área da agricultura sustentável sob a tutela da Professora catedrática Margarida Silva, dedica-se a 100% ao Yoga em 2006 e faz vários cursos de Ayurveda entre Portugal e Londres, com diversas entidades entre as quais Ayurveda Pura academy e Joytinat. Yoga para mulheres e grávidas, massagem para grávidas e Shantala fazem parte da sua formação, bem como as outras terapias ayurvédicas que foi estudando. No seu percurso, a alimentação torna-se fundamental e inicia a sua formação em Herbalismo e super alimentos, aprofundando a sua visão sobre o veganismo e leccionando uma serie de workshops sobre alimentação vegetariana para crianças. Neste momento, é responsável pela gestão da Dharmadhatu e permanece em Portugal dedicada à estrutura familiar e ao projecto profissional conjunto de ambos, considerando-se a principal seguidora dos ensinamentos que Daniel traz do Oriente nas suas sucessivas e comuns viagens até à India.

Local: Quintal Bioshop - Rua do Rosário 177 Horario: 19:15- 20:15 valor de participação: 20€

Info e inscrições: Quintal bioshop: mail@quintalbioshop.com Dharmadhatu: geral@dharmadhatu.com