Back to All Events

YOGA PARA GAYA - A mãe Terra

  • Jardins do Palácio de Cristal (map)

A mãe Terra - Gaya - tem um história para vos contar. Esta história é feita de meninos-pássaro, crianças-leão, Marias-árvores e Tiagos-montanha e tantos outros que não caberiam neste pequeno espaço. Estas crianças tão especiais, vivem em Gaya e precisam passar por um grande desafio-lição: descobrir como os seus corpos, tão especiais e únicos de meninos-bicho podem ajudar a salvar Gaya de se tornar um grande deserto sacudido por ventos e tempestades de areia. O problema aqui, é que Gaya é uma salada de meninos-bicho diferentes… cada um é único e deve descobrir o seu poder, mas só conseguirá salvar Gaya se souber trabalhar em equipa com os poderes de todos os outros… Gaya também tem os seus poderes, e com a ajuda certa de todos os seus habitantes, talvez consiga acabar de criar a floresta perpétua que a salvará para sempre do deserto do incerto. Contamos convosco para esta tarefa?


Aos pais:

A sustentabilidade é definida como a qualidade ou propriedade do que é sustentável e necessário à conservação da vida. Sustentável, é então aquilo que consegue ser sustentado, na linha do tempo, por períodos ilimitados, preservando a integridade do indivíduo, conceito ou elemento, por forma a que este não se degrade, mas pelo contrário se potencie e se sinergize com o ambiente circundante.

Yoga para Gaya, surge assim como uma ideia de, de uma forma despreconceituada e através de jogos de sustentação e cooperação, colocar as crianças a viver essa realidade que se não for devidamente trabalhada pelos seus movimentos corporais e de equilíbrio, bem como pela consciência da presença do outro no seu próprio meio, fará com que o seu ecossistema pessoal se desmorone e por consequência cause um impacto no restante meio ( as outras crianças intervenientes no jogo). Desta forma, e utilizando o yoga como a ferramenta mais prática que visa o ganho de consciência individual e colectivo, iremos através das suas posições, respirações e demais técnicas, em tom de brincadeira e criando uma história onde os próprios protagonistas serão as crianças, fazer o paralelismo entre a sustentabilidade individual e grupal com a sustentabilidade ambiental. Desta forma,poderemos introduzir as noções de ecossistema pessoal e ecossistema natural bem como explorar a consequência do impacto humano e ambiental fruto das nossas acções não cooperativas Vs acções plenas de consciência. Yoga para Gaya é uma abordagem ao yoga, que visa criar momentos inspiracionais, que funcionem como guias de acção vincadamente presentes no quotidiano da criança e que a vinculem ao ambiente circundante, traduzindo-se no total respeito por ele.

Numero máximo de participantes: 20 Público alvo: crianças dos 7 aos 13 anos

Inscrições: https://cidademais.pt/inscricoes-aulas-abertas-2/

Entidade/facilitador: Dharma-dhatu / Luzia Peixoto www.dharma-dhatu.com